O Projeto “Um Novo Olhar” (UNO) tem vindo a fortalecer a pedagogia da diversidade na escola, valorizando o direito à diferença e apelando à mudança, tanto ao nível de atitudes como das práticas educativas, numa corresponsabilização em rede social. Enquadra-se nas metas do Projeto Educativo do Agrupamento, dando um valioso contributo para a Educação Especial em particular e para a excelência da Escola em geral.

A ação assenta na criação e dinamização de ateliers vocacionados para o desenvolvimento de atividades de caráter prático, numa perspetiva ecológica, funcional e de projeção no futuro. As atividades inscrevem-se nas vertentes educativa e formativa, e sustentam-se nos padrões de funcionamento de cada aluno, proporcionando à população alvo a aquisição de competências para uma vida futura tão autónoma quanto possível."